Facebook Linkedin Instagram YouTube

Você sabe qual o tamanho ideal das porções para servir em seu estabelecimento?

Postado em Gastronomia, Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Lanchonete, Quero Melhorar Meu Negócio, Restaurante em março 17th, 2017

Precisa de ajuda para complementar o cardápio do seu restaurante ou tirar suas dúvidas com relação à porção de comida servida? O Makro te ajuda a desvendar os segredos de uma porção bem servida e sem complicações.

Em geral esse tema levanta muitos questionamentos, pois ao contrário do que muitos pensam, há todo um estudo por trás da quantidade ideal: você precisa analisar o público que frequenta, ter o controle da produção para evitar desperdícios e perdas monetárias, avaliar sua lucratividade, entre muitos outros pontos.

O público influencia, e muito, no direcionamento. Por exemplo, é comum vermos restaurantes da alta gastronomia optando por servir porções pequenas e que muitas vezes são acompanhadas de um cardápio de degustações, assim o cliente poderá experimentar diversos pratos e sair satisfeito.

Já os restaurantes do dia a dia que atendem principalmente na hora do almoço, podem resolver o problema de forma mais simples. Com a ajuda de uma tabela, é possível avaliar a quantidade correta de alimentos usando como base a parte proteica dos pratos, o que será de grande auxílio para encontrar a proporção correta a ser servida. A partir dela, é possível balancear os acompanhamentos, bebidas e sobremesas.

Veja abaixo as quantidades de porções ideais indicadas:
cortes bovinos

cortes suínos

Agora que você já sabe como equilibrar os seus pratos, faça uma avaliação das porções do seu estabelecimento para obter mais lucratividade e menos desperdícios. Boas vendas!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *