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Você realmente sabe quem é o seu público?

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Quero Me Atualizar, Quero Melhorar Meu Negócio em April 30th, 2017

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Em muitos casos pode parecer difícil definir para quem se deve vender, principalmente quando o objetivo é crescer e “todos” podem ser clientes em potencial. O ponto é que, se o produto ou serviço não tem um público-alvo direcionado, você não sabe quem são ou onde e quando encontrá-los.

A lógica é bem simples, geralmente um determinado grupo de pessoas tem hábitos comuns e são essas semelhanças que fazem com que comprem de forma parecida, ou seja, quanto mais informações você tiver sobre esse grupo, mais vantagens terá em mãos para traçar as estratégias de alcance.

O mais comum é dividir o público por características como: idade, sexo, estado civil, localização geográfica e faixa salarial, porém, há diversas outras informações, como o estudo de comportamento, que são tão importantes quanto. Em análises mais profundas, investiga-se quais são os hábitos desses consumidores, pensando nisso, vamos dar 4 dicas para compreendê-lo melhor e saber qual é o seu público-alvo.

Cadastro de clientes
A principal dica para o cadastro é que seja rápido e simples. Pense nas informações que realmente precisa saber, por exemplo: nome, e-mail, data de aniversário, produto adquirido ou preferido, também é importante deixar um campo para observações.
Mesmo com a falta de tempo e a correria do dia a dia, é preciso deixar um período por dia para se dedicar aos cadastros e avaliar as informações. Estimular uma meta de cadastros por dia também ajudará.

Quem já comprou
Após conquistar o mailing (lista de contatos) através dos cadastro, não esqueça de ativá-lo. Uma maneira é propor uma pesquisa de satisfação, perguntar ao consumidor o que ele(a) mais gostou e o que melhoraria no estabelecimento, produto ou serviço.
O nome não precisa ser obrigatório, alguns consumidores preferem o anonimato.

Redes Sociais
Com as redes, o acesso ao consumidor se tornou mais próximo e pessoal, as marcas sempre buscam a sua humanização e compreender os seus consumidores pelo comportamento, sendo assim, aproveite este espaço!
Use posts interativos, com pequenos questionamentos para saber quais são as reações dos clientes e como eles pensam. Estimule o contato e a troca de experiências!

Observando os concorrentes
Observar sempre traz novas percepções. Veja quem são seus concorrentes e o que eles estão fazendo, isso o ajudará com ideias e o forçará a não ficar em desvantagem. Buscar referências no mercado não é algo ruim e assim você terá uma nova visão sobre como atingir o mesmo público de formas diferentes.

Essas são algumas formas de “nortear” o caminho à compreensão do público-alvo, mas não esqueça, há sempre algum novo jeito de descobrir necessidades.

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