Facebook Google+ Twitter

Saiba como envelhecer sua cachaça!

Postado em Makro Speciale em October 14th, 2016

shutterstock_405244111

Seja pura ou em uma caipirinha, a cachaça é a preferência de muitos brasileiros. Afinal de contas, a bebida é típica do nosso país e combina com momentos de descontração. Quem conhece a cachaça a fundo, sabe bem que o processo de envelhecimento é muito importante para garantir um sabor único e diferenciado.

Os barris de madeira são ideais para envelhecer essa bebida. O tempo que a cachaça permanece em contato com a madeira altera o aroma, a cor, o sabor e a composição química, proporcionando uma diferenciação sensorial.

Para que o processo ocorra de maneira correta é importante escolher um ambiente arejado e fresco, com temperatura média de 20°C e umidade relativa de 70% a 90%. Outro fator importante para ser levado em conta é o tamanho do barril: quanto menor ele for, mais rápido será o envelhecimento.

Cada tipo de madeira irá conferir características únicas à bebida. Algumas deixam a cachaça muito ácida e não conferem nenhuma diferença no sabor e na coloração, por esse motivo, é necessário escolher a madeira com cuidado. Confira abaixo as mais utilizadas e o efeito que elas causam na bebida:

- Carvalho: madeira mais usada para o processo, o carvalho deixa a bebida com cor mais amarelada e com menos acidez. O aroma e o sabor do produto final se assemelham à baunilha.

- Amburana, umburana ou imburana: diferentes nomes para um mesmo tipo de madeira. Ela reduz a acidez e o teor alcoólico da cachaça e resulta em uma bebida com sabor e aroma levemente adocicados, com coloração amarelada.

- Bálsamo: a cachaça envelhecida nesse tipo de madeira fica com coloração dourada e gosto e aroma bem marcantes.

- Jequitibá-rosa: também reduz a acidez da bebida, mas não altera o sabor e o aroma original.

- Ipê: o resultado é uma cachaça totalmente modificada, com cor alaranjada e com mais maciez.

Escolha a madeira que possui o resultado que mais agrade seu paladar e aprecie uma deliciosa cachaça envelhecida em casa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>