Facebook Linkedin Instagram YouTube

Saiba como armazenar e manter a qualidade do seu vinho

Postado em Makro Speciale em setembro 2nd, 2016

shutterstock_71718745

Um bom vinho precisa dos cuidados certos, pois, assim, ele oferece todo o potencial de seu sabor no momento da apreciação. E é justamente por isso que, hoje, o Makro Speciale reuniu algumas dicas para você armazenar seus vinhos de maneira correta, conservando seus aromas, sabores e, claro, a qualidade de cada um deles. Vamos conferir?

O primeiro fator que merece atenção, seja para armazenar em casa ou em seu estabelecimento, é a iluminação. Isso porque o vinho é sensível à luz, seja ela natural ou artificial. O ideal é escolher um local de pouca ou nenhuma luminosidade, dando preferência às adegas. Se você não possui adega, deixe as garrafas em uma despensa ou em um armário fechado.

Outro ponto que deve ser levado em conta é a temperatura ideal, que varia de acordo com cada tipo de vinho. Os espumantes, por exemplo, devem ser armazenados sob uma temperatura entre 4°C e 10°C. Já os vinhos encorpados permitem uma temperatura mais elevada, em torno de 16°C e 18°C. O mais importante em relação a este tópico é evitar a constante variação da temperatura de armazenamento, evitando que o calor excessivo oxide ou estrague completamente a bebida.

Quanto à posição ideal para o armazenamento das garrafas, o mais indicado é guarda-las na horizontal. Dessa forma, você evita que as rolhas ressequem. Caso o vinho entre em contato com oxigênio por conta deste ressecamento, ele pode oxidar, gerando alteração de sabor e aroma. Além desse detalhe de posição do armazenamento, a umidade do local escolhido também deve ser levada em consideração. O ideal é escolher ambientes com umidade em torno de 70%, sem passar dessa porcentagem para evitar mofo e possíveis alterações na qualidade do vinho.

Armazene suas garrafas da maneira correta e garanta o bom estado de cada um de seus vinhos! Afinal, os sabores e aromas originais desta bebida são únicos, tornando a apreciação ainda mais apurada!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *