Facebook Google+ Twitter

Saiba como armazenar carnes corretamente

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Lanchonete, Quero Me Atualizar, Quero Melhorar Meu Negócio, Restaurante em June 10th, 2016

shutterstock_382377982

Olá, empreendedor! O sabor dos alimentos servidos é resultado de diversos processos: do armazenamento dos ingredientes à apresentação do prato! E hoje, para te ajudar a garantir a qualidade dos produtos utilizados, trouxemos dicas valiosíssimas para você guardar as carnes do jeito certo, garantindo que elas estejam sempre em perfeito estado e próprias para consumo. Vamos conferir?

Para o recebimento do produto, opte por fornecedores que entreguem as carnes em embalagens plásticas. Caso eles usem papelão, confira se os alimentos não estão em contato com o papel para evitar contaminações. Quando o produto chegar, retire as carnes das embalagens e separe as peças em porções de, no máximo, 2kg.

Depois de receber, chegou a hora de guardar! As carnes cruas e cozidas devem ser armazenadas em refrigeração ou congelamento. Dessa forma, você mantém suas características originais e preserva a segurança dos seus consumidores ao ingerirem os alimentos. Para não misturar diferentes peças e sabores, é muito importante fazer a separação das carnes nos equipamentos de refrigeração: separe por tipo, natureza do produto e grau de preparo, deixando-as em locais diferentes das massas, hortaliças, frutas e temperos.

Coloque as carnes nas prateleiras dos freezers e refrigeradores, evitando o contato com o piso. Para facilitar o uso, etiquete-as com as informações sobre o produto: nome, fornecedor, nota fiscal, data do recebimento, temperatura de conservação e validade.

Além desses cuidados, é válido considerar um ponto muito importante sobre o prazo de validade: quando estipulado, o prazo original considera o período que o produto terá suas propriedades nutricionais próprias para consumo. Porém, ao abrir a embalagem, esse tempo pode reduzir, sendo necessário estabelecer um novo prazo. Para saber qual é o mais indicado, consulte a embalagem original do produto, onde estarão as instruções sobre a qualidade e conservação após a abertura e manuseio das peças.

Para finalizar, organize os refrigeradores de acordo com os prazos de validade dos alimentos, a partir da regra PVPS: o primeiro que vence é o primeiro que sai. Assim, você facilita o armazenamento e o uso de cada produto, evitando o desperdício.

Atente-se a essas regras e garanta produtos ideais para consumo, sempre! Assim, você melhora a qualidade dos pratos e, o principal, cuida da saúde dos seus consumidores. Boas vendas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>