Facebook Linkedin Instagram YouTube

O tempo certo de cocção dos alimentos

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Gastronomia, Quero Me Atualizar, Quero Melhorar Meu Negócio, Restaurante em junho 15th, 2016

shutterstock_233983450

Olá, leitor! A preparação dos alimentos deve ser feita com todo o cuidado, pois a ingestão de ingredientes impróprios ocasiona diversas doenças e pode, até mesmo, levar à morte. Por esse motivo, quem tem um estabelecimento alimentício ou quem cozinha em casa, deve se atentar aos tempos de preparo de cada um dos ingredientes que irão compor o prato final, evitando maiores problemas em seu negócio!

Entre as etapas importantes para preparar os alimentos está a cocção desses produtos. Essa técnica garante que os ingredientes estejam em condições adequadas para consumo, além de deixar o sabor ainda melhor!

Para evitar a contaminação, é necessário se atentar ao tempo de cocção indicado. Essa é a medida de preparo dos itens da receita, podendo ser feita com calor direto ou indireto. Se for da forma adequada, a cocção ajuda a prevenir os riscos à saúde de quem ingere os alimentos servidos em seu estabelecimento.

A tabela abaixo informa a temperatura e o tempo ideais para matar os micro-organismos que fazem mal à saúde. Confira:

cocao

Seguindo as temperaturas e os tempos de exposição acima, você garante que o alimento esteja próprio para consumo. Porém, é importante lembrar que esse tempo não é o total para o alimento estar na textura e sabor desejados. Por exemplo, a batata que fica exposta a 74ºC por 5 segundos estará livre de micro-organismos, porém, pode não estar na consistência ideal para ser usada em diferentes receitas.

Para isso, é importante levar em conta que esta temperatura indicada deverá estar presente em toda a batata (da casca ao miolo), dependendo de qual textura se deseja chegar. Esse ponto final varia de prato para prato. Por exemplo, uma carne pode ficar mal passada, ao ponto ou bem passada, e isso é feito a partir do tempo que a mesma fica em contato com o fogo. Caso a opção seja mal passada, é necessário que o preparo da carne seja feito de maneira impecável, evitando que possíveis contaminações possam acontecer.

Considere o tempo indicado de cocção e alie-o ao período necessário para o alimento estar no ponto ideal. Com produtos de qualidade e em bom estado, você com certeza vai garantir a saúde de quem você serve!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *