Facebook Google+ Twitter

Lucre reciclando o óleo usado em seu estabelecimento

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Lanchonete, Padaria, Pizzaria, Quero Me Atualizar, Quero Melhorar Meu Negócio, Restaurante em April 25th, 2016

shutterstock_100600690

Olá, empreendedor! Nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais conscientes em relação aos recursos naturais e a preservação do meio ambiente. Isso porque o uso excessivo dessas matérias-primas e a falta de cuidado com resíduos que prejudicam a natureza estão levando o planeta a situações alarmantes.

Adotar medidas para preservar a natureza, além de ajudar o mundo de uma maneira geral, traz diversas vantagens para os empreendedores desse setor. Isso porque, com essas ações, o empreendedor ajuda na educação ambiental dos funcionários e clientes, além de diminuir custos com energia e água na empresa.

Entre essas medidas a serem tomadas pelos proprietários de restaurantes e bares estão a reciclagem de materiais descartáveis, o reaproveitamento de resíduos sólidos e, também, a coleta e reciclagem de óleo.

Este último é o que mais vem chamando atenção ultimamente. Cada litro de óleo descartado de maneira incorreta é capaz de contaminar 20 litros de água potável. Para evitar esse descarte errado e a contaminação, várias ações estão sendo colocadas em prática. Essa reciclagem é vantajosa no aspecto financeiro da empresa, visto que o óleo se torna outro produto útil ao dia a dia do estabelecimento. Como exemplo, o McDonald’s reduziu em 40% a necessidade de compra de diesel a partir da transformação de resíduos de fritura em biocombustível.

Para você aderir às praticas sustentáveis em seu estabelecimento, uma ótima solução é participar de projetos de coleta de óleo, como o projeto Papa óleo Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), o Projeto Biguá no Distrito Federal e a Associação Ecóleo. O SEBRAE também é um excelente aliado, com o Centro SEBRAE de Sustentabilidade (CSS), que ajuda empreendedores e cidadãos a se adequarem a essas atitudes que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>