Facebook Linkedin Instagram YouTube

Licor de café: aprenda essas deliciosas receitas

Postado em Makro Speciale em novembro 18th, 2016

shutterstock_114598429

O licor é uma bebida alcoólica que, originalmente, era usada como digestiva. Com sabor doce, ela é feita a partir da infusão de ingredientes com sabores acentuados em bebidas como uísque, rum, vodka, entre outros.

Hoje, o Makro Speciale te ensina a fazer dois tipos de licores de café para adoçar seus momentos entre amigos ou para servir em seu restaurante! O primeiro é uma receita rápida e prática, em que você pode fazer e consumir logo em seguida. Já o segundo demanda mais tempo de preparo, garantindo um produto final com sabor acentuado. Vamos conferir?

Licor de Café Cremoso

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado

– 1 lata com pinga ou vodka (use a lata vazia de leite condensado como medida)

– ½ lata com café em pó forte

– 5 gotas de essência de baunilha

Modo de Preparo: Coloque a pinga ou a vodka em um liquidificador junto com o café em pó. Bata até dissolver a mistura. Depois, adicione o leite condensado e a baunilha e bata até ficar homogêneo. Depois de pronto, sirva gelado ou natural!

 

Licor de Café em Pó

Ingredientes

– 1 litro de aguardente

– 1kg de açúcar refinado

– 1 litro de água filtrada

– 6 colheres de sopa de café em pó forte

Modo de Preparo: O primeiro passo é fazer a infusão. Para isso, coloque o pó de café com a aguardente em um recipiente de vidro grande, fechando bem. Deixe a mistura reservada por 20 dias em um local fresco e escuro, agitando o vidro uma ou mais vezes ao dia. Esse movimento ajuda a misturar o líquido e facilita a fermentação.

Depois de 20 dias, faça uma calda perolada fina da seguinte forma: coloque o açúcar em uma panela com água e leve a fogo baixo, deixando ferver por 10 minutos. Durante esse tempo, mexa a mistura para não deixar o açúcar queimar. Quando atingir o ponto de um caramelado fino, retire a panela do fogo e deixe esfriar.

Agora, chegou a hora de preparar o licor. Pegue a infusão do café já macerada e despeje sobre a calda de açúcar, misturando bem. Coe em um coador de papel, passando o líquido final para uma garrafa. Deixe a bebida descansar por 10 dias para que ela encorpe e apure o sabor. Depois desse período, ela está pronta para ser servida gelada ou em temperatura ambiente!

Escolha a receita mais adequada e sirva em seu estabelecimento ou em um momento com os amigos!

Compartilhar

4 thoughts on “Licor de café: aprenda essas deliciosas receitas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *