Facebook Google+ Twitter

Harmonização de cachaças com pratos de inverno

Postado em Makro Speciale em August 26th, 2016

shutterstock_92907040

Inverno combina com pratos e bebidas que te aqueçam, que te ofereçam melhores sensações nos dias frios. Entre as bebidas típicas do nosso país está a tão amada cachaça. Normalmente apreciada em bares e eventos mais descontraídos, essa bebida pode, sim, fazer parte de uma refeição saborosa com pratos de inverno.

Hoje, o Makro Speciale reuniu duas receitas para você harmonizar com essa tradicional bebida brasileira. Com elas, você conseguirá apreciar todos os toques de sabor, tanto da cachaça, como do prato escolhido. Vamos conferir?

Com grande potencial de esquentar, a cachaça é uma das bebidas mais escolhidas para esta estação do ano. Os apreciadores sabem que a cachaça envelhecida em tonéis de ipê, jequitibá, castanheira ou pau-brasil possibilita diferentes sabores e aromas, contribuindo para a excelência de cada um dos tipos dessa bebida. Já falamos aqui (http://guiadoempreendedor.makro.com.br/index.php/harmonizando-cachacas-com-deliciosos-pratos/) quais as melhores formas de harmonizar os diferentes tipos de cachaça.

A cachaça branca e jovem contém sabor mais suave e menor teor alcoólico, combinando com petiscos e queijos mais leves. Já as feijoadas e carnes bem temperadas combinam muito bem com cachaça ouro ou premium, de sabor mais intenso. Atente-se ao período de maturação de cada uma das cachaças, tendo em mente que, quanto mais envelhecida, maior o teor alcoólico.

Agora, queremos sugerir como harmonizar a cachaça em pratos ideais para a estação mais fria do ano. Confira duas receitas imperdíveis para se deliciar neste inverno:

Caldo de feijão com cachaça

Um caldinho de feijão é tudo para este inverno. Siga a receita abaixo e sirva-o com uma caipirinha!

 Ingredientes:

- 2 copos de feijão cozido com caldo

- 1 colher de louro em pó

- 2 dentes de alho amassados

- 1 cebola pequena picada

- 10 folhas de salsa sem talo picadas

- 5 cebolinhas cortadas em rodelas

- ½ linguiça calabresa defumada

- 5 fatias de bacon em cubos

- Sal a gosto

- 3 folhas de couve cortadas e refogadas em tiras

- 1 copo de água

- 140ml de cachaça ouro

 Modo de preparo:

Bata o feijão no liquidificador e reserve. Frite o bacon em sua própria gordura e, depois, doure a cebola na gordura que sobrar, acrescentando sal a gosto. Refogue o caldo de feijão nessa mistura e deixe ferver. Depois, coloque o restante dos ingredientes e a água. Após ferver novamente, desligue o fogo. Antes de servir, adicione a cachaça!

 

Polenta cremosa de frango

Outra excelente opção é aproveitar todo o sabor de uma deliciosa polenta para acompanhar um delicioso drink com cachaça! Confira a receita abaixo:

 Ingredientes

Para o molho, você precisará de:

- ½ cebola picada

- 2 dentes de alho picados

- 400g de peito de frango em cubinhos

- 1 tablete de caldo de galinha

- 1 colher (sopa) de shoyu

- 1 ½ xícara de molho de tomate

- ½ xícara de água

Para a polenta, você precisará de:

- 1 litro de água

- 1 tablete de caldo de galinha

- 1 xícara de fubá

- Parmesão ralado a gosto

 

Modo de preparo:

- Molho:

Refogue o frango com a cebola, o alho, o caldo de galinha, o shoyu, o molho de tomate e a água. Coloque tudo na pressão por 15 minutos e, após esse tempo, tempere com sal, pimenta e cheiro verde.

- Polenta:

Ferva 1 litro de água com o tablete de caldo de galinha. Depois, misture 1 xícara de fubá com 2/3 de xícara de água e adicione devagar a mistura ao caldo que está fervendo. Mexa até engrossar e, depois, em fogo baixo continue mexendo por mais 10 minutos, ou até a textura estar bem cremosa com os grânulos de fubá bem desmanchados. Adicione o parmesão, misture o molho feito anteriormente e sirva com uma cachaça premium para acompanhar!

Escolha a receita que mais te agrada, harmonize com a cachaça ideal e tenha uma refeição maravilhosa para o inverno!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>