Facebook Google+ Twitter

Forno a lenha ou a gás: saiba qual a melhor opção para fazer pizzas

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Pizzaria, Quero Me Atualizar em June 20th, 2016

shutterstock_114442312

Olá, leitor! Uma boa pizza é aquela em que a massa é impecável e o recheio delicioso! E existem duas maneiras de você fazer esse produto dar certo, usando forno a lenha ou forno a gás. Para te ajudar a escolher a opção ideal para servir em casa ou em seu estabelecimento, separamos algumas características que devem ser levadas em conta na hora da escolha! Vamos conferir?

O forno a lenha é bastante tradicional. O resultado é uma pizza com aroma acentuado e massa levemente defumada, por conta do vapor que o fogo solta. Por manter uma temperatura constante em torno de 550 graus, as pizzas feitas dessa forma possuem casca mais crocante e recheio mais macio.

O forno a gás vem sendo bastante usado pelas pizzarias por trazer algumas vantagens: o espaço que ocupa, o controle da fumaça e a praticidade de locomoção, o que possibilita o aluguel do equipamento para terceiros. Esse tipo de forno atinge temperaturas entre 300 e 1000 graus, porém, nenhum deles tem a capacidade de defumar a pizza.

Em relação à preservação ambiental, ambos possuem seus pontos negativos. O forno a lenha precisa de madeira para funcionar, o que pode não ser sustentável. Para evitar isso, opte por madeiras como a de eucalipto de reflorestamento, bastante utilizada no país. Já o forno a gás libera carbono negativo, que também é prejudicial para o meio ambiente.

Com todos esses pontos, muitas pessoas acabam ficando em dúvida entre qual tipo de forno investir. Para isso, foi criado um terceiro modelo: o flex. Ele nada mais é do que uma mistura das duas opções, permitindo assar pizzas como em um forno a gás ou como em um forno a lenha.

As duas opções garantem pizzas deliciosas, com sabor bem semelhante. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>