Facebook Linkedin Instagram YouTube

Festas Juninas: Como cada região do Brasil comemora e como seu negócio pode entrar nessa festa.

Postado em Datas comemorativas, Gastronomia em junho 4th, 2017

A festa de São João é comemorada em todas as regiões do Brasil. Seja com forró, carimbó, sertanejo, baião, xaxado, o Brasil inteiro entra no ritmo das festas de junho. A alegria é geral, mas cada região tem um jeito especial de viver essa festa.

18839284_1371288799614753_3361566848898764548_n

Região Nordeste

Não dá pra falar em São João e não falar do Nordeste. Caruaru e Campina Grande disputam o título de maior São João do mundo, mas quem ganha mesmo é quem participa das festas. É uma verdadeira onda de alegria, ritmos e sabores que encantam pessoas de todos os lugares do mundo. O ritmo principal é o forró e as comidas típicas são de dar água na boca: canjica (que o resto do Brasil chama de cural), milho, mungunzá, milho, pipoca, bolo de milho e muitas outras delícias.

Região Norte

Na região Norte, a festa junina divide espaço com o boi bumbá, que vive o seu ápice no festival de Parintins, que acontece no final de junho. No Pará, o ritmo que reina é o carimbó e as tradicionais quadrilhas. Nas festas do Norte, você encontra delícias como bolo de macaxeira, cuscuz, munguzá, vatapá, tacacá, pudim, churrasco e doces feitos à base de frutas da região amazônica.

Região Centro-Oeste

Além do sertanejo, ritmo presente em quase todas as festas, o centro-oeste também traz o cururu, dança comum no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde os violeiros se desafiam com rimas em uma roda dançante. Os pratos típicos são os de milho, como pamonha, curau e canjica, além de arroz de carreteiro e galinhada e muitos outros.

Região Sudeste

Na região sudeste, temos um grande número de quermesses organizadas por igrejas, escolas e várias instituições. O ritmo é o que predomina nas outras regiões, como o sertanejo e o forró. Além das comidas típicas como milho, pipoca, canjica, também não pode faltar o cachorro quente e o tradicional quentão.

Região Sul

No friozinho do Sul, as tradicionais fogueira são a estrela da festa. As festas juninas também contam com trajes de peão e danças como vanerão. As comidas típicas são pamonha, curau, arroz doce, milho cozido, paçoquinha, canjica, pipoca, amendoim, além dos tradicionais quentão, chimarrão e vinho quente.

Seja qual for o estado ou região, é impossível não se deixar envolver pelo clima das festas juninas. E como o seu negócio pode entrar nessa festa? Primeiro, você pode caprichar na decoração dos estabelecimentos, na caracterização dos funcionários e promoções de produtos tradicionais e específicos de cada região.Você também pode oferecer mimos para os clientes como degustação de pratos típicos. No som ambiente, não pode faltar forró, sertanejo, carimbó e os tradicionais temas de quadrilha. Esse mês pode ser bão demais, sô!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *