Facebook Linkedin Instagram YouTube

Entenda o trabalho de um enólogo

Postado em Makro Speciale em julho 15th, 2016

shutterstock_376875907

As características de cada tipo de uva resultam em vinhos com sabores únicos, perfeitos para harmonizar com diferentes pratos. E, na produção de um vinho de qualidade, o trabalho de um profissional em específico faz toda a diferença: o enólogo. Ele que é o responsável pela produção do vinho dentro das vinícolas, tendo suas responsabilidades definidas e mensuradas de acordo com o tamanho e estilo da propriedade.

As vinícolas de grande porte são, normalmente, aquelas que têm como foco a alta produção comercial. Por conta do tamanho desse tipo de propriedade, torna-se necessário criar equipes setorizadas. Com isso, cada área fica sob a responsabilidade de um profissional diferente. Enquanto o enólogo assume todas as questões que dizem respeito ao processo de vinificação do vinho, o gerente de vinhedos ou vinicultor fica responsável por tudo que diz respeito aos vinhedos.

Já nas propriedades menores, com uma estrutura mais familiar, a equipe normalmente é reduzida. Com isso, o enólogo, além da função de cuidar da vinificação, também assume a responsabilidade pelo cultivo do vinhedo. Em alguns casos, essas funções são assumidas pelo proprietário da vinícola. Porém, uma pessoa só não é suficiente para dar a atenção necessária a cada uma das etapas de produção de vinho. É por esse motivo que essas propriedades menores contam com a consultoria de um enólogo, que trará seus conhecimentos para auxiliar em momentos decisivos.

Para assumir essa função, o profissional deve ter um profundo conhecimento técnico, em que assuntos como química, física e negócios fazem parte de sua rotina. Por esse motivo, a pessoa que exercerá a profissão de um enólogo deve ser altamente capacitada, garantindo um produto final de qualidade. Para essa capacitação, as Universidades de Bordeaux (França), Califórnia – Davis (EUA) e Adelaide (Austrália) são excelentes centros de estudo mundialmente reconhecidos. Elas atuam tanto na formação de profissionais, como também em pesquisas nas áreas de viticultura e enologia!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *