Facebook Google+ Twitter

Dicas de livros para vencer uma crise econômica

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Quero Me Atualizar, Quero Melhorar Meu Negócio, Quero Montar Minha Empresa em February 17th, 2016

shutterstock_334839473

Olá empreendedor!  O país vem passando por uma crise econômica e isso não é segredo para ninguém. Entretanto, existem alguns livros que podem ajudar a passar por esse momento de uma forma menos conturbada. Vamos conhecer alguns?

Adapte-se
Tim Harford mostra como resolver problemas na sua empresa e na vida pessoal, por meio de exemplos práticos. O autor argumenta no livro que os desafios de hoje não podem ser resolvidos com soluções prontas: precisamos aprender a nos adaptar.

Por que é importante? O livro fala sobre o erro ser o começo de um acerto, para Saade, e é útil para empreendedores que enfrentaram um fracasso. “Você planeja algo, mas o mercado muda e seu negócio não dá certo. Você não deve apenas desistir, e sim aprender como melhorar. Ou seja, é a importância de adaptar-se.”

 

Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios
O livro oferece ferramentas poderosas, simples e testadas para compreender, projetar, retrabalhar e implementar modelos de negócio, uma parte essencial na hora de planejar como será sua empresa.

Por que é importante? Mesmo que pareça ser um livro direcionado apenas para o começo do negócio, Saade argumenta que é uma obra que deve ser revisitada em tempos de crise econômica. “Periodicamente, você deve voltar a ela, olhar seu canvas e buscar caminhos para esse novo cenário. Você pode procurar apenas um capítulo, alguma variável na qual você tenha dificuldades”.

 

Empresas Feitas para Vencer
O livro mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. O autor apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura, e apresentando também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não.

Por que é importante? Para Auad, a obra é essencial em momentos de crise porque pode inspirar o empreendedor a olhar para negócios que conseguiram durar muito tempo – vencendo, portanto, diversas adversidades no meio do caminho.

 

O Ponto da Virada
O que faz com que um produto, um serviço ou mesmo atitudes virem moda da noite para o dia? A obra pretende mostrar como entender esse momento decisivo em que novidades se alastram ou acabam – o chamado “ponto de virada”.

Por que é importante? Segundo Ylana, o livro de Gladwell é necessário em momentos de crise porque fala exatamente de histórias em que pessoas se superaram, percebendo qual era seu momento de virada.
Inspire-se e boa leitura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>