Facebook Linkedin Instagram YouTube

Dicas de higiene e conservação de legumes e verduras

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Lanchonete, Padaria, Pizzaria, Quero Me Atualizar, Quero Melhorar Meu Negócio, Restaurante em maio 23rd, 2016

shutterstock_116466427

Olá, empreendedor! As frutas e legumes são ingredientes que não podem faltar em seu estabelecimento. Isso porque, além de serem saudáveis, esses alimentos são versáteis e compõem diferentes pratos. Podem ser servidos crus, refogados, cozidos e entram em receitas de panquecas, bolinhos, sanduíches, saladas e sucos.

Porém, é extremamente importante higienizar e conservar esse tipo de alimento da maneira correta. Afinal de contas, nada melhor do que servir apenas ingredientes frescos em seu restaurante! Separamos dicas imprescindíveis na hora de armazenar e lavar frutas e verduras. Confira:

Passo 1:  A escolha das frutas e legumes

Na hora de comprar esses alimentos, certifique-se que as folhas compradas estão sem queimaduras e com verde brilhante. Quanto aos legumes, priorize aqueles com casca íntegra e cor intensa. As frutas como manga, abacate, pêssego, ameixa e mamão devem ser escolhidas de acordo com a saída: se for usá-las rapidamente, escolha as mais macias e maduras. Crie uma rotina semanal de compra desses ingredientes, pois eles são ainda mais gostosos quando estão frescos!

Passo 2: Higienização e conservação

Para facilitar a preparação dos pratos, deixe as frutas e legumes já higienizados. Os alimentos que são consumidos com casca ou crus devem ser lavados com água corrente e hipoclorito de sódio. Deixe-os de molho por 15 minutos em uma solução preparada com 20 gotas para cada litro de água. Lave as folhas e seque-as em uma centrífuga. Guarde-as em recipientes fechados com papel toalha embaixo, entre e em cima. Isso ajuda a manter o frescor e qualidade por mais tempo! Quanto aos legumes e verduras cozidos, após o cozimento, coloque-os em água gelada com pedras de gelo e congele em porções. Já os alimentos que estão maduros devem ficar nas prateleiras de baixo ou na gaveta da geladeira, que são menos frias. Nesse caso, você já pode deixar os ingredientes descascados e picados para facilitar na hora de servir.

Passo 3: Nutrientes e reaproveitamento

Na hora de servir, algumas dicas te ajudam no reaproveitamento de ingredientes e, também, no sabor dos alimentos servidos. Por exemplo, a água de cozimento de verduras e legumes contém vitaminas e minerais, funcionando para cozinhar outros alimentos, como arroz, macarrão e sopas. Para evitar o escurecimento de legumes e frutas, uma ótima opção é usar gotas de limão ou laranja, ricos em vitamina C. Com isso, você prolonga o frescor dos alimentos e conserva seus nutrientes.

Agora é só se preparar para oferecer frutas e legumes sempre frescos e melhorar seu faturamento. Boa sorte e boas vendas!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *