Facebook Linkedin Instagram YouTube

Dia do padeiro: os segredos dessa deliciosa profissão!

Postado em Datas comemorativas, Padaria em julho 8th, 2016

shutterstock_158862554

Hoje, dia 8 de julho, é comemorado o dia do panificador! Profissão que nos encanta com saborosos pães quentinhos. E para homenagear todos que acordam cedo para garantir os deliciosos pães aos clientes, o Makro separou tudo sobre essa profissão fascinante! Afinal de contas, nada como um pão fresquinho na mesa do café da manhã!

Essa é uma das profissões mais antigas da história, em que os egípcios já dominavam as habilidades de fazer bolos e pães cerca de 2500 a.C. Eles misturavam farinha de centeio e trigo em recipientes de barro, técnica que foi sendo popularizada e, com o tempo, foi reconhecida como arte. Com o passar dos anos, a fabricação de pães foi evoluindo, com a adição de novos ingredientes à receita, tanto os que hoje são vistos como básicos para essa produção, como também frutas, ervas e outros tipos de temperos. No início, as mulheres eram responsáveis por isso, mas depois os homens também começaram a exercer essa profissão, que, com o tempo, foi difundida pela Grécia, Itália e depois o ganhou o mundo inteiro.

O panificador é aquele que tem como principal função a fabricação de pães. Mas, além disso, eles também são responsáveis por fazer bolos, tortas, quiches e outras delícias que encantam o paladar de todas as pessoas.

Com uma rotina intensa, esses profissionais são responsáveis por fabricar os diferentes tipos de massa, modelar e assar os pães, fazer coberturas e recheios, além de embalar e armazenar os produtos. Atividades como adaptar as receitas e operar fornos também estão entre as atribuições!

Tudo isso só é bem feito quando o padeiro é responsável, criativo, higiênico e organizado, afinal de contas, ele tem que ter habilidades para mexer com os equipamentos, além de ter boa visão estética para criar produtos que conquistem o olhar do público!

Atualmente, essa profissão tão tradicional está com falta de bons profissionais no mercado. O déficit no país é de aproximadamente 10 mil padeiros, tornando os atuantes ainda mais importantes para o dia a dia das pessoas. Se você é dono ou cliente de uma padaria, valorize esses funcionários, pois, sem eles, o pão de cada dia não seria tão saboroso!

Parabéns a todos os profissionais da área!

 

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *