Facebook Google+ Twitter

Descubra como fazer para abrir uma lanchonete ou restaurante

Postado em Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Lanchonete, Quero Montar Minha Empresa, Restaurante em February 15th, 2012

Atendendo a pedidos, nós vamos ajudá-los na descoberta de pontos importantes na hora de abrir um estabelecimento, como lanchonete e restaurante, dandoalgumas dicas para o sucesso do seu negócio. E lembre-se que tudo você encontra aqui, no Makro.

O setor alimentício é o que mais cresce no Brasil já que, cada vez mais, as pessoas precisam comer fora de casa, especialmente com a correria do dia-a-dia. Além disso, o ramo atinge todas as camadas da população. Assim, está mais do que provado que investir neste tipo de negócio gera um bom retorno. Segundo a Abia, (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), o mercado de alimentação fora de casa tem crescido a taxas de em média 12% ao ano, o que representa uma vantagem em comparação ao setor alimentício que cresce na base de 4%.

Então, vamos lá! O primeiro passo é identificar exatamente qual será o seu público-alvo, de acordo com a região em que você pretende estar localizado. Portanto, não poupe esforços para saber o que seu cliente quer, de fato. Pesquise pelo IBGE e faça visitas regulares a outros estabelecimentos da região.

As lanchonetes devem ser mantidas nas mais perfeitas condições de ordem e higiene, inclusive no que se refere ao pessoal e ao material. A legislação de cada Estado estabelece entre outras coisas, as instalações mínimas necessárias para funcionamento. Mantenha o ambiente arejado, limpo e com claridade. Dê preferência ao uso de tinta acrílica lavável para o salão. O forro deve ser preferencialmente branco, para identificar a sujeira com mais facilidade e facilitar a limpeza. Invista em um quadro de funcionário amplo, com cozinheiro, auxiliar de cozinha, atendente e caixa. Não deixe que eles acumulem funções.

O investimento inicial varia de acordo com o porte do empreendimento. Considerando uma lanchonete, estabelecida em uma área de 50 m², é necessário um valor estimado em R$ 50 mil. É importante que você avalie bem os custos e acompanhe bem o retorno financeiro a partir de margem de lucro e preços. Evite surpresas desagradáveis!

12 thoughts on “Descubra como fazer para abrir uma lanchonete ou restaurante

  1. Bom dia
    Pretendo abrir um restaurante num bairro tradicional em São Paulo. É uma avenida larga, duas pistas, fácil de estacionar dos dois lados. O ponto ainda não está definido. Vai ser um restaurante de grelhados, carnes bovinas, frango, linguiças, espetos mistos e vou estudar alguns peixes. Os acompanhamentos serão os mais simples, ou seja, arroz, feijão, saladas, não no sistema self-servisse e sim um prato feito, mas com o maior capricho e quantidade acima do que vejo por ai. Tenho horror quando na pressa me encontro num determinado lugar, entro num restaurante e peço um prato tipo contra-filé grelhado. Servem uma porcaria de sola de sapato ridícula, porção de arroz e feijão ínfima e aquela saladinha que dá até nojo e cobram caro por incrível que pareça. Minha intenção é ter uma carne de excelente qualidade e um bife de respeito, que seja um contra filé, alcatra, ou patinho, será uma bife grandão, assim como será o filé de frango e as linguiças. Uma boa porção de arroz e feijão, servidos separadamente por cumbucas de barro. Claro, sei que isso envolve altos custos, ter fornecedor de confiança é primordial, brigar nos preços será meu dia a dia. Enfim, dentro deste meu proposito, o que o Makro poderá me fornecer? digo num contexto geral, de alimentos a pratos, talheres, produtos descartáveis, temperos prontos para cozinhas industriais, ou seja, tudo que for necessário para facilitar, agilizar tudo no restaurante. Sei que abrir um restaurante novo, que ninguém conhece, não é tarefa nada fácil, mas estou disposto e conto com informações, dicas sobre o assunto. Obrigado

    • Olá Odeneide, no Makro você encontra tudo que precisa para montar marmitex! Desde produtos alimentícios para fazer uma marmita de qualidade até sortimentos como embalagens descartáveis, talheres, pratos e panelas. Confira aqui nossa variedade de produtos, equipamentos e utensílios: http://bit.ly/Attyqm

  2. Boa tarde. Estou pensando em abrir inicialmente um delivery de massas e yakissoba. Primeiramente, tenho a intenção de trabalhar somente com entregas e posteriormente abrir um local físico.
    O que preciso para começar? Devo equipar uma cozinha ou posso começar do modo caseiro?
    Obrigada

  3. Ola vivo na frança a alguns anos e gostaria agora de abrir uma lanchonete no Brasil mas o problema é que nao conheço Nada sobre comercio rs poderia me ajudar.
    Valor, quais são os primeiros passos. Muito obrigada

  4. Sua Mensagem…Olá estou abrindo uma cafeteria, que vai servir além de cafés, salgados, bolos e tortas, estou com dificuldade para comprar as louças, e também de fazer ag primeira compra dos ingredientes.

    Preciso de ajuda

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>