Facebook Google+ Twitter

Deixe sua cozinha organizada e funcional para o sucesso de seu estabelecimento!

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Lanchonete, Padaria, Quero Me Atualizar, Quero Melhorar Meu Negócio, Restaurante em August 25th, 2016

shutterstock_154790378

Olá, empreendedor! Um estabelecimento de sucesso é aquele que oferece um serviço de qualidade. E para o fluxo do dia a dia funcionar perfeitamente, um detalhe faz toda a diferença: a organização e funcionalidade da cozinha.

É por esse motivo que separamos dicas ótimas para te ajudar a pensar na disposição ideal para o funcionamento impecável da sua cozinha. Com um bom aproveitamento de espaço e com a disposição correta das áreas, você facilita o fluxo do estabelecimento inteiro! Vamos ver?

O primeiro passo é verificar a dimensão real do local, bem como o número de mesas a serem servidas. Se a estrutura não permitir uma cozinha grande, reajuste o número de lugares do salão. O importante é criar um equilíbrio entre o espaço que a cozinha precisa e a quantidade de mesas que permitem uma boa lucratividade para o seu negócio.

Outro fator importante é a escolha dos utensílios da cozinha. Esses equipamentos devem ser de extrema qualidade para evitar gastos futuros com reparos, além de que, quando estão com a manutenção em dia, eles consomem menos energia!

A divisão correta das praças também é extremamente importante, devendo ser estabelecida a partir dos tipos de pratos que compõem o seu cardápio. Ao menos duas praças devem ser definidas: uma para a produção dos pratos quentes e outra para os pratos frios. Essa divisão deve ser feita baseada na realidade do seu negócio!

Para que a produção dos pratos funcione perfeitamente, é muito importante criar o fluxo de cozinha que se adeque ao seu modelo de negócio: entrada, preparação, produção, finalização, serviço e descarte. Considere essa ordem na hora de definir a disposição dos equipamentos para facilitar o fluxo e impedir que as preparações se misturem durante o trajeto.

Outro passo importante é evitar o cruzamento de fluxos entre áreas sujas e limpas. Esse ponto merece muita atenção, pois é ele que evita a contaminação dos alimentos. Cozinhas pequenas demandam ainda mais cuidado! O ideal é separar a área de preparo dos alimentos das áreas de recebimento de mercadorias, pré-preparo, higienização e corte de carnes.

É muito importante planejar a cozinha com cuidado, se possível, de preferência com a ajuda de um arquiteto especializado nessa área. Com essa parte bem equipada e com o fluxo correto, você garante um melhor funcionamento do seu estabelecimento inteiro! Boa sorte e boas vendas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>