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Como criar um logotipo para o seu negócio

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Quero Me Atualizar, Quero Montar Minha Empresa em abril 29th, 2016

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No cenário atual, vender um produto ou serviço de qualidade não é o único fator que influencia na percepção dos consumidores sobre a marca. É necessário estruturar todos os detalhes: da escolha do nome, passando pelos processos legais, chegando até o produto final.

E um ponto às vezes passa despercebido no olhar do empreendedor: apesar de ser um detalhe pequeno, a criação do logotipo possui uma importância muito grande! É ele que será o símbolo da sua marca, meio pelo qual os clientes entenderão os conceitos que empresa prega e os produtos que vende, além de conseguir identificar e divulgar seu produto ou serviço para outras pessoas.

Existem diversos casos de empresas que reformularam sua identidade inteira e conquistaram ainda mais participação no mercado. Tudo isso a partir da escolha correta do logotipo! Outra prova de que isso é muito importante são as empresas de sucesso que são lembradas pelo logo, como é o caso da Nike. Atrelando o símbolo com o ideal da marca, a Nike conseguiu passar o conceito de lifestyle atlético e de movimento por meio de um logotipo simples e adequado.

Para você que quer abrir seu negócio ou reformular sua empresa, o Makro separou algumas etapas muito importantes para a criação de logotipos ideais para sua marca. Confira:

– Definição do público e estudo do consumidor

A marca, para conquistar ainda mais consumidores, precisa criar um elo com o público. Se ela deseja vender para um público x, é necessário entender o que essas pessoas gostam, quais marcas usam e como se comportam. Quando uma empresa se insere nesse universo do consumidor final, ela passa a entender melhor as percepções dessas pessoas, tornando esse processo de aproximação e identificação mais fácil. Isso gera empatia por parte dos clientes, tornando-os fieis à marca!

– Pesquisa de cores

Diversos estudos de cores sinalizam os tons ideais para diferentes tipos de negócio. Os tons fortes do vermelho e do amarelo, por exemplo, funcionam para redes de fast-food. Identifique seu mercado, pesquise as cores ideais e, então, aplique no seu logo. Lembre-se também de testar como o logo fica aplicado em preto e branco, pois ele será utilizado assim muitas vezes.

– Layout simples, funcional e adaptável

Para escolher o logo perfeito, lembre-se que o mesmo será aplicado em escalas pequenas, no caso de cartões de visita, e em escalas enormes, no caso de fachadas. Dessa forma, quanto mais simples e funcional, melhor! Nada de escolher fotos, pois as mesmas acabam perdendo qualidade quando são colocadas em grandes proporções. Escolha ícones, símbolos e fontes em forma de vetor para não ter problemas!

– Criação feita por profissionais

Um logo de qualidade é aquele que é feito com tempo, levando em conta o público, os conceitos da marca e o mercado. Por conta disso, a pessoa mais indicada para criar essa identidade para sua empresa é um profissional. Aqui não é o momento de aceitar ajuda de um amigo criativo, e sim de procurar uma pessoa especializada em design e comunicação.

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