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Como avaliar o desempenho do seu negócio

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Gestão de Negócios e Empreendedorismo, Quero Melhorar Meu Negócio, Quero Montar Minha Empresa em April 20th, 2017

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Em algum momento você já se questionou se está deixando alguma informação importante passar ou se não está aproveitando algum dado na forma correta para o seu negócio?

Muitos empreendedores acabam chegando nesse ponto ao longo da carreira, pois estão sempre buscando novas soluções para potencializar seus resultados. Pensando nisso, vamos abordar diversas análises e como elas podem ajudar o seu dia a dia.

Vamos começar explicando o que são os KPIs, também conhecidos como indicadores de performance. São métricas que quantificam seu desempenho de acordo com os objetivos organizacionais traçados, e para que eles tenham uma contribuição significativa, o primeiro ponto é definir as metas. A partir daí, os KPIs te ajudarão no direcionamento e monitoramento dos resultados.

Existem diversos tipos de metrificações, que fornecem uma série de informações, cada uma voltada ao seu propósito. Como:

Indicadores de produtividade: relacionados a hora/colaborador, hora/máquina, ligados diretamente a produção do produto.

Indicadores de qualidade: estão relacionados aos indicadores de produtividade, pois medem o resultado final do produto, verificando se há avarias ou problemas durante o processo de produção.

Indicadores de capacidade: responsável por medir a capacidade de produção x a quantidade de pessoas que serão atendidas. Esse indicador é extremamente importante para que não haja desperdício de produtos e má otimização de recursos, como os colaboradores.

Indicadores estratégicos: indicam como a empresa está perante a meta estipulada anteriormente, além de fornecer visão para que a empresa enxergue seus processos e possa alinhá-los com os objetivos.

Todos os indicadores possuem a mesma importância, e como pode perceber, um depende do outro, não sendo possível analisar a capacidade sem ter uma noção da produção.

Os indicadores de lucratividade medem o percentual de lucro sobre o faturamento da empresa, e os dados monetários auxiliam na compreensão dos caminhos e possíveis investimentos para melhorar os resultados, como o investimento em equipe, equipamentos, entre outros pontos.

Ticket Médio
Você sabe como funciona a dinâmica de vendas no seu estabelecimento? Este indicador o ajudará a entendê-la melhor. Há três formas de acompanhamento, são elas: por venda, cliente e vendedor.

Por exemplo, quando é estabelecido o ticket médio do estabelecimento, é possível identificar quais são os consumidores fora da curva, aqueles que consomem mais, e destinar um relacionamento específico para atendê-los. O cálculo de identificação é faturamento em X meses/ X/ nº de clientes.

A mesma lógica segue para os demais indicadores, sempre avaliando os “valores” médios versos o que está sendo proposto pelo mercado.

Índice de turnover
Outro ponto muito importante, que influencia diretamente na qualidade, é a rotatividade de colaboradores.

Quanto mais alta for essa taxa, mais afetará o seu negócio, pois está sinalizando os problemas de liderança e clima organizacional, além da necessidade de investir em treinamento constantemente.

A fórmula é (nº de demissões + nº de admissões)/2.

Avalie as dicas e veja como elas se enquadram na rotina do seu negócio, isso te ajudará a identificar as necessidades e definir a viabilidade de execução das ideias!

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