Facebook Linkedin Instagram YouTube

Ceia de Natal e vinhos: saiba como harmonizar

Postado em Makro Speciale em dezembro 16th, 2016

shutterstock_343225817

Os pratos de Ceia de Natal harmonizam muito bem com vários tipos de vinho. Essa combinação, quando feita de forma correta, ajuda a ressaltar o sabor dos pratos, tornando esse momento em família ainda mais gostoso e especial.

Para te ajudar a escolher os vinhos ideais para cada prato da noite de Natal, o Makro Speciale separou algumas dicas imperdíveis. Vamos conferir?

O pernil, o lombo e as outras carnes de porco possuem sabor sutil, mas são gordurosos. Por esse motivo, o ideal é harmonizar esses pratos com vinho de sabor menos intenso e com acidez elevada. Experimente combiná-los com espumantes, vinhos brancos, rosés e tintos leves.

O peru, prato típico dessa comemoração, harmoniza muito bem com vinhos brancos secos, que contam com sabor forte e acidez equilibrada. Já o bacalhau, por conta de seu sabor marcante, pede vinhos com mais intensidade, acidez elevada e sem tanino, pois esse último pode trazer uma sensação desagradável quando contrastado com o sabor do bacalhau. Champagnes e vinhos brancos de grande estrutura são ideais!

As nozes e castanhas servidas como entrada na véspera de Natal harmonizam com espumantes e vinhos rosés! O Panettone de frutas cristalizadas vai bem com espumantes doces, enquanto o de chocolate harmoniza maravilhosamente bem com vinhos do Porto tintos.

Escolha as bebidas da comemoração de acordo com os pratos servidos e garanta uma Ceia de Natal ainda mais saborosa para todos os convidados. Boas festas!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *