Facebook Linkedin Instagram YouTube

A exposição dos produtos nas prateleiras faz toda a diferença!

Postado em Depoimentos e dicas para o seu negócio, Padaria, Quero Me Atualizar, Quero Melhorar Meu Negócio em maio 9th, 2016

shutterstock_175975910

Olá, empreendedor! As vendas do seu estabelecimento são alavancadas por diversos fatores. Entre eles, está a disposição dos produtos. Quando feito corretamente, esse posicionamento dos itens à venda influencia positivamente na lucratividade da sua padaria, mercado ou qualquer outro estabelecimento do setor.

Para te ajudar a organizar os produtos da maneira ideal, o Makro separou algumas dicas para você expor os itens do jeito certo e, assim, melhorar seu faturamento! Vamos ver?

O primeiro passo é não dispor os produtos de maneira aleatória, levando em conta o comportamento dos consumidores. Eles irão percorrer os corredores, direcionando o olhar para os itens que estão visíveis. Dessa forma, para um produto ser vendido, é necessário que ele esteja bem posicionado. Reúna os produtos de acordo com as funcionalidades: tudo que for de limpeza em uma gôndola, temperos em outra e assim por diante.

Na hora de organizar os itens em uma mesma gôndola, leve em consideração os seguintes pontos:

– Área de visibilidade
A área de maior visibilidade é a parte central e superior das prateleiras, que é onde o olhar do consumidor é atraído no primeiro momento. Para melhorar o faturamento, posicione nessa região os produtos de maior lucratividade e maior valor agregado!

– Prateleiras inferiores
Por não ter tanta visibilidade, as prateleiras inferiores devem ser usadas para colocar os produtos de maior giro e com menor margem de lucro. Isso porque o consumidor não deixará de procurar esses produtos antes de se dirigir aos outros corredores!

– Gôndola da direita
Por conta do fluxo de pessoas e do costume dos consumidores, normalmente os clientes andam da direita para a esquerda. Assim, os produtos que possuem maior giro e mais chances de venda devem ser colocados nas gôndolas do lado direito do corredor.

– Produtos para criança
As famílias geralmente levam os filhos para o supermercado. E são eles que acabam se interessando por outros produtos e convencendo os pais a levarem para casa. Por esse motivo, posicione esses itens no campo de visão da criança, de forma que ela também tenha acesso ao produto.

Com essas dicas, agora só falta você conferir a disposição dos seus produtos e se preparar para melhorar suas vendas. Boa sorte!

Compartilhar

One thought on “A exposição dos produtos nas prateleiras faz toda a diferença!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *