Facebook Linkedin Instagram YouTube

Delícia – Os benefícios e malefícios do chocolate

Postado em Gastronomia em outubro 25th, 2011

Chocolates: a delícia, a tentação e o vilão. Este doce de cacau apresenta propriedades capazes de amenizar até a mais enlouquecedora TPM, mas também não deixa de ser o terror de muitas dietas.

De acordo com o médico da Sociedade Brasileira de Diabetes, Dr. Marcondes Gomes, o chocolate não é apenas um doce apreciado por chocólotras e admiradores, mas tem se tornado um objeto de estudos científicos.

Pontos positivos

O chocolate possui propriedades que são capazes favorecer ou promover um relaxamento dos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão sanguínea, ou seja, o chocolate é capaz de relaxar.

Além disso, ainda tem feniletilamina, cafeína, triptofano, gorduras, vitaminas, minerais e muitas vezes leite e gordura hidrogenada, substâncias que moderadas, podem trazer benefícios ao corpo.

O chocolate é capaz de diminuir o LDL (colesterol ruim) e aumentar o HDL (colesterol bom).

O consumo de chocolate é capaz de liberar a serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer.

O chocolate é capaz de amenizar a TPM, justamente por liberar propriedades que ficam escassas durante o período.

Ponto negativos

Justamente pelo fato de possuir gorduras, leite, açúcar, entre outros ingredientes, o chocolate pode ser muito calórico.

O consumo excessivo deste doce pode auxiliar no desenvolvimento de doenças sérias, como o diabetes.

Dependendo do tipo de chocolate, o consumo pode gerar distúrbios gastrointestinais.

Existem três tipos de sabores de chocolate: meio armargo, ao leite e branco. Estudos comprovam que quanto maior a porcentagem de cacau, mais saudável é o chocolate. Normalmente os chocolates meio amargos possuem as maiores porcentagens (Extra amargo – com 75 a 85% de cacau, Amargo – com 50 a 75% e Meio amargo – com 35 a 50% de cacau). Seguidos dos ao leite que tem de 1 a 30% de derivados do cacau, enquando o chocolate branco, por não conter semente de cacau, parece não apresentar nenhum benefício à saúde.

Conclusão: chocolate é uma delícia e o seu consumo moderado pode trazer benefícios à saúde. Se renda – com moderação – a esta iguaria!

ACOMPANHE A RECEITA DE MOUSSE

Fonte: obagastronomia

Compartilhar

One thought on “Delícia – Os benefícios e malefícios do chocolate

  1. Pingback: Gastronomia – Receita Tartelle de Brigadeiro para sua padaria | Makro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *